O que é:


Ainda estamos com muitos problemas nas transações TEF da PagTodos. 

  • A máquina não inicia a transação.
  • A transação é aprovada mas da erro no financeiro -> TEF.
  • A transação é aprovada, mas não da baixa na Invoice (conta) do Feegow.
  • A transação é aprovada, dá a baixa na Invoice, a movimentação entra no caixinha porém continua como pendência para a recepção. 


O que verificar / fazer:


A máquina não inicia a transação: 

  • Atualizar a página e testa. Se não funcionar:
  • Inspecionar a página antes de iniciar a transação: usar a aba CONSOLE, iniciar a transação pela máquina TEF, verificar se o comando ValueInCents (vejo observação abaixo) está gerando um valor com casa decimal. Se estiver, encaminhar o caso para o Alan. Se não tiver, seguir os passos abaico.


O comando que aparece no console é esse:

Enviando para o Servidor ==>{"mid":"charge","marketplaceId":"bf3e87f29aca4d40a2064982d1c137f0","sellerId":"7636e35ade824179a11891c049c5f4d5","paymentType":"debit","valueInCents":14910,"numberOfInstallments":"1","metadata":{"invoiceId":"4175943","movementId":"9544925"},"referenceId":"9544925","serialPort":false}


  • Atualizar a página e testa. Se não funcionar:
  • Acessar Financeiro => Transações TEF => Configurações PDV => Clicar em Salvar e testa de novo. Se mesmo assim não funcionar:
  • Verificar se o ativador pagtodos (zoop) está rodando e testa de novo. Se ainda não funcionar:
  • Desconectar a máquininha (somente se for windows 10) > abrir o gerenciador de tarefas do computador > clicar em detalhes > clicar com o botão direito no ATIVADOR PAGTODOS > finalizar o processo e o gerenciador de tarefas > limpar os cookies > fechar o google chrome > reconectar a máquina > abrir o ativador pagtodos como administrador (clicando com o botão direito no ícone na área de trabalho) > abrir o google chrome e testar novamente.

A transação deu erro: 

  • Verificar no extrato da pagtodos se realmente não foi aprovada. Se não foi aprovado, tudo certo. Tentar realizar a transação novamente. 
  • Se o erro persistir, desativar o TEF em Cadastros -> Contas Correntes e realizar a transação manualmente como se fosse um adquirente convencional usando a POS ou a Pagzinha.

A transação é aprovada, mas não da baixa na Invoice (conta) do Feegow:

  • Dar baixa manualmente, desativando o TEF em Cadastros -> Contas Correntes e realizar a transação manualmente.


A transação é aprovada, dá a baixa na Invoice, a movimentação entra no caixinha porém continua como pendência para a recepção:

  • Solicitar a gerência que desative o TEF em cadastros > contas correntes > ir na conta excluir o pagamento > dar a baixa manual (recepcionista) > ativar o TEF novamente. 



O que informar:


 Após os testes acima, orientar a unidade a:


1) Utilizar TEF PagTODOS - Ideal, através do Feegow. Realizar os testes acima.


2) Utilizar PagTODOS sem TEF, como adquirente convencional (Utilizar a máquina Backup que é a POS ou a Pagzinha) - No caso de nenhum teste acima ter funcionado.


3) Utilizar outra adquirente - Se mesmo assim a unidade não conseguir utilizar a PagTodos (POS ou Pagzinha), utilizar outra adquirente.


4) Encaminhar para a Pagtodos somente se não localizar o ativador PagTodos instalado na máquina, o ativador não estiver funcionando ou o comando (ao inspecionar) não apresentar o erro do "ValueInCents".


5) Apesar de o valor ter sido pago e constar no sistema, o Feegow não o reconheceu e continuou constando como pendência. Orientar na desativação do TEF > excluir o pagamento > e lançar novamente para correção. 


Importante: Tentar corrigir o TEF antes de usar outra adquirente.